O Blog do Vinícius Peixoto "Política, Cultura e Juventude” foi concebido em Cabo Frio, Região dos Lagos como um espaço reflexivo e livre, onde são publicados textos, notícias, opiniões, crônicas, artigos, charges, tiras, entrevistas e comentários sobre um variado conjunto de temas.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Alair Corrêa + Alfredo Gonçalves: Seria o retorno do Coronelismo em Cabo Frio?



Correlegionário de Alair e Assessor de Alfredo anunciou no facebook a volta do Coronelismo e Mandonismo em Cabo Frio.



O Que é o Coronelismo?

Coronelismo é um brasileirismo usado para definir a complexa estrutura de poder que tem início no plano municipal, exercido com hipertrofia privada (o coronel) sobre o poder público (o Estado), e tendo como carecteres secundários o mandonismo, o filhotismo (ou apadrinhamento), a fraude eleitoral e a desorganização dos serviços públicos, possuindo como "linha-mestra" o controle da população. Como forma de poder político consiste na figura de uma liderança local - o Coronel - que define as escolhas dos eleitores em candidatos por ele indicados (Ele próprio, Irmãos, Esposa, Filhos, Sobrinhos, etc.). 

Nesse sistema a palavra de ordem é ditadura e autoritarismo, muitas vezes através do terror.

Obs: Mandonismo é um brasileirismo, usado em ciência política, filosofia e sociologia, para definir uma das características do exercício do poder por estruturas oligárquicas e personalizadas. O mandão - um potentado, chefe, ou coronel - é o indivíduo que, de posse do controle de recurso estratégico, como a propriedade da terra, adquire tal domínio sobre a população do território sob seu domínio que a impede outros de exercer livremente a política e o comércio.  


Comentário:

É isso que queremos para nossa cidade, a volta da desinformação, perseguição, ódio e rancor?

Acho que não!!!